AAC at home

O pelouro das Relações Externas da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra vem por este meio convidar a escola, professores e seus alunos a participar na atividade AAC at Home.

AAC at Home

AAC at home nasceu da vontade de contornar um obstáculo à atividade diária do Pelouro das Relações Externas da Associação Académica de Coimbra: a pandemia de COVID-19. Com este projeto pretendemos colmatar a falta de interação entre os alunos do Ensino Secundário e a Associação Académica de Coimbra e de contacto com o Ensino Superior. 

Devido à atual conjuntura de Saúde Pública e Medidas de Contingência aplicadas, muitos alunos do Ensino Secundário e, por inerência, possíveis pré-universitários, viram-se privados das atividades que os poderiam ajudar a definir e a tomar decisões acerca do seu percurso futuro, quer a nível académico, quer profissional e pessoal. Alguns exemplos são a suspensão das Feiras de Ensino Superior e Saídas Profissionais, como a Futurália, em Lisboa, e a Qualifica, no Porto. Também a impossibilidade de as escolas/turmas ou mesmo os alunos por vontade própria visitarem a AAC e a Universidade de Coimbra acarretará uma menor informação dos alunos aquando do ingresso no Ensino Superior. Pensámos neste projeto como um meio de ultrapassar as dificuldades com que nos deparámos e possibilitar aos alunos uma escolha com o máximo de informação possível.

Assim, o AAC at Home consiste numa panóplia se sessões explicativas e interativas online, onde serão abordados alguns dos tópicos mais importantes acerca da Associação Académica de Coimbra e seus constituintes, os vários Núcleos de Estudantes e Secções Desportivas e Culturais da Academia. 

Programa

Esta atividade conta com um vasto programa pedagógicodesportivo e cultural. Tem data de realização prevista entre 20 de abril e 20 de maio (sessões durante o período da tarde, com duração de até 45 minutos mais 15 minutos reservados a dúvidas da audiência), estando cada dia de atividade reservado a uma área do saber específica, como constará no programa detalhado.

Ao longo do projeto pretendemos apresentar Sessões com os elementos das várias Faculdades, tendo como objectivo que os futuros estudantes recebam alguma informação acerca da Faculdade/Departamento da Universidade de Coimbra onde poderão vir a estudar, bem como dos próprios cursos em que tenham interesse.

Numa vertente mais próxima dos estudantes do Ensino Secundário, teremos sessões com os Núcleos de Estudantes (equivalentes às Associações de Estudantes dos vários cursos), onde estes explicarão a sua atividade, bem como alguns tópicos mais relacionados com a própria vivência académica dos vários cursos superiores. Por fim, ainda na vertente pedagógica, apresentaremos testemunhos de estudantes para que estes passem a sua mensagem acerca do seu percurso académico, dificuldades, atividades extra-curriculares, estratégias de adaptação, etc. Todas estas sessões têm o objetivo de ser interativas, ou seja, a audiência poderá colocar dúvidas em tempo real que serão respondidas pelo orador. 

No que respeita à vertente cultural e desportiva, gostaríamos de apresentar testemunhos de estudantes-atletas, estudantes que pertençam a um grupo académico e dar alguma voz às várias Secções Culturais e Desportivas, que enriquecem a Academia e a vida de quem por ela passa. 

Inscrições

Dadas as características interativas da atividade, esta encontra-se sujeita a inscrições, feita em formulário próprio.Este formulário deverá ser cedido aos estudantes, para que estes possam fazer a sua própria inscrição e escolha das sessões a que pretendem assistir.