ERASMUS+

O Agrupamento Escolas Manteigas mantém parcerias a nível internacional e, no âmbito do programa  ERASMUS +, promove o intercâmbio de experiências que visam o aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências, quer entre alunos, quer entre professores.

Estes projetos visam proporcionar aos alunos a possibilidade de realizarem mobilidades entre diferentes países da União Europeia, nomeadamente Itália, Bélgica, Hungria, Espanha, Áustria ( Logic Games in Colaborative Education) , Finlândia, Croácia,Turquia,Creta,Roménia e  Espanha ( MADD-Music,Art, Drama Dance in Classeroom) .Em 2018 deu-se inicio a um projeto de mobilidade de staff no âmbito do Erasmus+ KA101 ( Sucesso para todos).

Hoje em dia, vivemos num mundo global, em que a mudança constitui um fator relevante para todas as organizações. Cada vez faz menos sentido pensar de uma forma individual. O trabalho em equipa, o estabelecimento de parcerias e a abertura a esse mundo global constituem alicerces para o sucesso das organizações. Devemos ver essa globalidade como uma oportunidade e não como um obstáculo. Assim, devem-se procurar estratégias e recursos para além das fronteiras das organizações, para além das fronteiras dos estados.

A organização “Escola” deve abrir-se ao mundo exterior, ser proativa na procura de soluções para os seus problemas e para o seu desenvolvimento, enquanto organização aprendente. A internacionalização da escola deve constituir uma prioridade.

O Agrupamento de Escolas de Manteigas tem, ao longo dos últimos anos, estado envolvido em iniciativas de caráter europeu, principalmente através de projetos Erasmus +/Comenius. Estes projetos têm constituído uma mais-valia para toda a comunidade educativa. O projeto educativo em vigor já contempla a internacionalização do agrupamento, nomeadamente no que concerne aos projetos que envolvem alunos.