“Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

Resultado de imagem para programar no 1º ciclo

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, com o apoio da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), Centro de Competência TIC da Universidade de Évora (CCTIC UE), Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC ESE Setúbal) e MICROSOFT.

Este projeto pretende ser um contributo para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional, à literacia digital e fomentar competências transversais ao currículo. Os conceitos a ele associados devem reforçar não só o domínio da computação, mas também conceitos-chave noutros domínios de aprendizagem (leitura, escrita, matemática, ciências, expressões, música, arte, etc.). É importante tornar as aprendizagens cada vez mais significativas e contextualizadas, desafiando os alunos a desenvolverem competências multidisciplinares, reforçando a confiança nas suas capacidades. O focus na programação é relevante, mas mais importante é centrar o processo nas ideias, na criatividade, na colaboração e na resolução de problemas, assumindo uma perspetiva pedagógica motivadora. ( http://www.erte.dge.mec.pt/iniciacao-programacao-no-1o-ciclo-do-ensino-basico)

Este projeto iniciou-se este ano no nosso agrupamento com as turmas do 3º e 4º ano. Deixamos aqui algumas fotos da apresentação dos projetos pelos alunos do 3º ano.