EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Procedimentos e práticas organizativas e pedagógicas na avaliação da educação pré-escolar
Relativamente aos critérios de avaliação na Educação Pré-Escolar devemos ter em conta que a avaliação tem uma dimensão marcadamente formativa sendo um processo contínuo e interpretativo que se interessa mais pelos processos do que pelos resultados. As dimensões a avaliar centram-se nas competências adquiridas e aprendizagens observadas tendo por base as áreas e domínios previstos nas Áreas de Conteúdo, bem como nos objetivos desejáveis e esperáveis definidos no projeto curricular de grupo e/ou no projeto educativo. O registo da observação das competências/aprendizagens é feito em suporte próprio por idades utilizando a terminologia A (adquirido), EA (em aquisição e NA (não adquirido).
No regimento interno do departamento no Artigo 17.º(Avaliação das crianças da educação pré-escolar) ficou registado o seguinte:
1. A avaliação tem uma dimensão marcadamente formativa sendo um processo contínuo e interpretativo que se interessa mais pelos processos do que pelos resultados.
2. Nas reuniões de avaliação, referidas no ponto anterior, será transmitida informação sobre o desenvolvimento e aprendizagens observadas em cada grupo etário e em algumas crianças em particular;
3. O registo da observação das competências/aprendizagens de cada criança é feito em suporte próprio tendo por base as áreas e domínios previstos nas Áreas de Conteúdo.